Tema inesperado na redação do Enem aumenta dificuldade da prova

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)divulgou neste domingo o tema da redação do Enem deste ano: desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. A prova propõe em todos os anos a criação de um texto dissertativo-argumentativo com temas de ordem social, científico, cultural ou político.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve, no sábado, decisão judicial de segunda instância que proibiu o Inep de zerar a prova do candidato que desrespeitar os direitos humanos – a regra era adotada desde 2013, mas foi derrubada após ação movida pelo movimento Escola sem Partido.

Quase sete milhões de estudantes iniciam, neste domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Pela primeira vez a prova será aplicada em dois domingos – hoje e no próximo dia 12 de novembro. Neste primeiro dia, os participantes  terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões: 45 sobre Linguagens e 45  sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da redação.

No próximo domingo, os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder mais 90 questões: 45 sobre Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Fonte: Adaptado de < http://veja.abril.com.br/brasil/desafios-para-a-formacao-educacional-de-surdos-no-brasil/ >. Acesso em 06/11/2017.