Notícias

Enem e vestibulares: veja temas que podem inspirar questões em biologia

O G1 ouviu o professor Tony Manzi e o coordenador Caio Gadel, para saber quais fatos do noticiário que podem inspirar perguntas sobre biologia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares.

ZIKA VÍRUS
Apesar do vírus não ser uma descoberta deste ano, ele pode aparecer nas provas, segundo os professores. É importante saber sobre as doenças que ele provoca: dengue, zika, chikungunya, além da microcefalia em bebês.
“Todo ano o Enem tem duas ou três questões que envolvem doenças, por isso a possibilidade aumenta”, afirma Manzi.
Também é importante estudar o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, sua forma de reprodução e as maneiras de evitá-lo. Outra vertente sobre o mesmo assunto é a profilaxia (medida para prevenir ou atenuar a doença) com os mosquitos machos transgênicos que foram criados para fecundar as fêmeas e torná-las inférteis, além da vacina.


JOGOS OLÍMPICOS
Caio Gadel afirma que os Jogos Olímpicos podem ser pretexto para questões do ponto de vista política e da biologia, principalmente porque a competição já era algo previsto no calendário mundial.
“É possível abordar a fisiologia humana na prática de esportes, os sistemas respiratório e cardíaco, a questão dos músculos e a influência do doping”, diz. Gadel lembra o escândalo do doping do governo da Rússia que baniu a equipe da competição no Brasil.

UM ANO DO DESASTRE DE MARIANA
O desastre ambiental em Minas Gerais completa um ano exatamente no dia da primeira prova do Enem, em 5 de novembro.
Os efeitos ecológicos da onda de lama tóxica que devastou municípios próximos entre Mariana e Ouro Preto podem servir de contextualização para as provas.
“Da faceta biológica é possível abordar os efeitos da ecologia. O Enem, tradicionalmente, gosta deste tipo de abordagem”, afirma Gadel.

Fonte: G1.