Vestibular Unesp 2017

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) começa a receber inscrições para o vestibular 2017 a partir desta segunda-feira, dia 12 de setembro. Ao todo, serão ofertadas 7.365 vagas em 173 opções de cursos, nos campi das 23 cidades em que a Unesp está presente. O prazo para se candidatar se encerra do dia 10 de outubro. As inscrições devem ser feitas on-line, pelo site oficial da Fundação Vunesp.

Taxa de inscrição

A taxa para participar do vestibular da Unesp é de R$ 170. No entanto, os 400 mil alunos concluintes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo, bem como os alunos do Centro Paula Souza, poderão solicitar um desconto de até 75% na taxa, por meio do Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.
Com a redução, o valor cai para R$ 42,50. Para solicitar o benefício, os estudantes devem procurar a secretaria de sua escola e solicitar uma senha de acesso para a ficha de inscrição com o desconto.
Os candidatos que solicitaram o benefício de 50% da taxa até o dia 8 de setembro poderão conferir o resultado no site até o dia 27 deste mês. Também será concedida a isenção total da taxa a 7.365 candidatos carentes. O resultado será divulgado em 4 de outubro.

Reserva de vagas

Na edição deste ano do vestibular, 45% das vagas ofertadas serão destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP), que garante um percentual das oportunidades na universidade para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. No ano passado, cerca de 46,6% dos matriculados erma oriundos do ensino público.

Provas Unesp

A primeira fase do vestibular da Unesp será realizada no dia 13 de novembro, em 31 cidades do estado de São Paulo e também em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). Na última edição, a prova contou com mais de 103 mil inscritos.
As cidades paulistas nas quais haverá ofertas de vagas são: Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).
A prova contará com 90 questões de múltipla escolha, segmentadas em três áreas do conhecimento: linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza e matemática. Já as provas da segunda fase acontecerão nos dias 18 e 19 de dezembro, com 24 questões na avaliação do primeiro dia, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática. Já a avaliação do segundo dia será composta por uma redação e 12 questões de linguagens e códigos.