Unicamp 2017: cai o número de inscritos no vestibular

A primeira fase do vestibular da Unicamp será realizada em 20 de novembro

O número de inscritos no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) caiu 5,5% neste ano, em comparação com o ano passado. Os dados sobre a seleção foram divulgados, na última segunda-feira, pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

De acordo com a Comvest, o número total de inscritos para o exame ficou em 73.487. No ano passado, foram 77.768 candidatos. Eles disputam 3.330 vagas em 70 cursos de graduação – a relação de candidatos por vaga, neste ano, é de 22,7.

Segundo a Comvest, neste ano 30,2% dos candidatos (22.165) são da rede pública. A proporção de candidatos que se autodeclararam ‘pretos, pardos ou indígenas’ subiu de 19,4% no ano passado para 20,3% neste ano.

Prova

Neste ano, a Unicamp traz mudanças na primeira fase do vestibular. No lugar de quatro questões interdisciplinares nesta etapa, serão aplicadas 12 – de um total de 90 perguntas de múltipla escolha.

Além disso, pela primeira vez, os candidatos aos cursos de música fazem a primeira etapa das Provas de Habilidades Específicas a distância, por meio de vídeos.

A primeira fase do vestibular da Unicamp será realizada em 20 de novembro. A segunda etapa ocorre nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. A divulgação da primeira chamada está prevista para 13 de fevereiro.