Unesp publica o Manual do Candidato do Vestibular 2021

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira (28/9) o Manual do Candidato do Vestibular 2021, seleção com oferta de 7.630 vagas em 23 cidades. A publicação, disponível nas páginas vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, oferece todas as orientações sobre as inscrições, a aplicação das provas e o calendário completo de resultados e matrículas, neste vestibular com convocação em dez chamadas.
Os candidatos poderão se inscrever de 1º de outubro, próxima quinta-feira, a 27 de novembro, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 170. A Unesp já recebeu os requerimentos de isenção e redução de 50% da taxa e divulgará os resultados dos pedidos em 3 de novembro.
A Unesp oferece ainda redução de 50% para treineiros e de 75% aos cerca de 450 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza). O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral e dos candidatos treineiros, de 1º de outubro a 27 de novembro.
As provas da Unesp serão aplicadas em 35 cidades, sendo 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
 O exame da Unesp será realizado em duas fases: primeira fase nos dias 30 e 31 de janeiro (candidatos de cursos de Biológicas no primeiro dia e de Exatas e Humanidades no dia 31) e segunda etapa em 28 de fevereiro (prova comum para todos os candidatos, com 60 questões de múltipla escolha e uma redação).
As 7.630 vagas do Vestibular Unesp 2021 são para as seguintes cidades: Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).
Serão destinadas por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) 3.829 das 7.630 vagas, ou 50,18% do total. Dessas vagas destinadas a egressos de escolas públicas brasileiras, 1.349 (ou 17,68%) serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Pelo Sistema Universal (ampla concorrência), são oferecidas 3.801 vagas no Vestibular 2021 da Unesp.
Para obter informações sobre todos os cursos da Universidade, acesse o Guia de Profissões da Unesp em www.unesp.br/guiadeprofissoes
Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/faleconosco. Ou então acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br
Sobre a Unesp
A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina, segundo os principais rankings nacionais e internacionais.
Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.
Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). A Unesp possui cerca de 1.900 laboratóros e 34 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.
A Universidade oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos à comunidade. Como parte do projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proex) mantém disponível para download em sua página, em formato digital, sete cadernos destinados para estudantes em fase de preparação para vestibulares.