Notícias

Revisão de conteúdo para o ENEM

Com o fim do ano se aproximando chegam as provas de vestibular, entre elas o ENEM 2016. O mais importante nessa época é dar-se bastante tempo para revisar e se preparar para as provas que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. A estratégia é simples: estude, teste a si mesmo, descubra suas fraquezas, estude novamente e faça simulado. Esse é o básico, mas existe mais que você pode fazer para conseguir um bom resultado no ENEM. Confira:

Comece cedo
Se você fez cursinho durante o ano, ou estudou por conta, reúna todo o material que foi acumulado ao longo dos seus estudos. Não deixe nada de fora. Leia suas notas duas vezes. Algumas coisas podem soar familiar e outras nem tanto, mas não se preocupe, isso é normal. Faça simulados, leia textos e livros. Ao longo do ano seu foco foi qualidade, mas agora é a hora de pensar em quantidade.


Estude com alguém
Marque com algum colega ou grupo uma reunião de estudos, ou então crie um grupo numa rede social. Assim, você tem a oportunidade de trocar anotações e tirar alguma dúvida que possa ter surgido, além de ter a oportunidade de exercitar seus conhecimentos explicando conteúdos estudados.
Refaça simulados antigos
Pegue simulados do cursinho ou da internet que você já fez e refaça. Preste atenção para qualquer anotação que possa estar nas margens. Se você assinalou as alternativas corretas na prova lembre-se de rasurá-las. Também não esqueça de deixar algum gabarito para corrigir suas respostas. Outra boa ideia é pegar provas passadas do ENEM, que estão todas disponíveis, com gabarito, no portal do INEP.


Leia outros livros didáticos
Ache outro livro que cubra a mesma matéria que você está estudando. Autores diferentes abordam temas de formas diferentes. Então, principalmente se ainda existe alguma matéria que você não entendeu, troque de livro. Talvez outro material consiga deixar tudo mais fácil. Pegar outro material também garante a visão de outros ângulos do mesmo tema, e você nunca sabe qual deles será abordado pelo ENEM.


Redija uma prova
Para a maioria das matérias de humanas, vale a pena fazer perguntas para você mesmo. Leia suas notas novamente e destaque partes que você acha que dariam uma pergunta no ENEM. Quais termos dão boas comparações? Por exemplo, quais conteúdos dão boas perguntas do tipo “compare e mostre as diferenças”? Elabore perguntas semelhantes às que você viu quando fez simulados, como questões longas comparando dois conteúdos.