Notícias

IME (RJ) abre inscrições do Vestibular 2018/2019

O Instituto Militar de Engenharia (IME) abriu as inscrições do Vestibular 2018/2019 nesta terça-feira, 10 de julho. Os interessados podem se inscrever até 15 de agosto e a taxa é de R$ 100.

Faça sua inscrição no IME

Veja: Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil

Os candidatos podem pedir a isenção da taxa de inscrição até o dia 20 de julho. A solicitação é exclusiva para os participantes que já tenham terminado o ensino médio ou que vão concluir até 31 de dezembro deste ano. 

pedido de isenção e documentação devem ser protocolados na Subdivisão de Concursos do IME ou podem ser enviados pelos Correios. Os isentos serão conhecidos até 31 de julho e terão que se inscrever no Vestibular até o dia 15 de agosto. 

Regras para inscrição

Os candidatos que sonham com uma vaga no IME precisam se enquadrar nos seguintes casos para que a inscrição seja confirmada:

=> Ser brasileiro nato;
=> Ter concluído o ensino médio ou estar terminando o terceiro ano até 31 de dezembro de 2018;
=> Ter o mínimo de 16 anos e o máximo de 22 (para a formação da Ativa) ou 21 (para a Reserva). 

Vagas

O IME divide suas vagas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação. 

Saiba como é a Carreira Militar

A oferta para ingresso em 2019 é de 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os cotistas pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

Veja também: Qual Engenharia é a minha cara?

O IME é responsável pela formação de engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é feita após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o estudante pode optar por: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Vestibular

O Vestibular do IME é composto pelo Exame Intelectual (EI), a Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF). 

As provas do Exame Intelectual serão aplicadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP e Vila Velha/ES. 

A primeira etapa do Exame Intelectual será realizada em 12 de outubro, a partir das 13h30, e contará com 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. Os candidatos aprovados para a etapa posterior serão conhecidos no dia 22 seguinte. 

A segunda fase do Exame Intelectual será aplicada de 29 de outubro a 1º de novembro, a partir das 13h30. As provas serão divididas da seguinte forma:

=> 29 de outubro - Prova Discursiva de Matemática
=> 30 de outubro - Prova Discursiva de Física
=> 31 de outubro - Prova Discursiva de Química
=> 1º de novembro - Prova mista de Português e Inglês

Classificação e Resultado

O IME divulgará a lista preliminar de aprovados e a classificação geral a partir de 11 de dezembro. Os candidatos terão até o dia 12 seguinte para a realização da solicitação de vistas das provas. Os recursos das questões serão recebidos em 14 e 15 do mesmo mês. 

O resultado final do Vestibular do IME será publicado até 21 de dezembro. Os candidatos serão convocados para a Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física no mesmo dia. Os aprovados terão que se apresentar em 7 de janeiro para a IS. Esta etapa seguirá até 11 do mesmo mês. Já o EAF será realizado de 14 a 18 de janeiro. 

A documentação de matrícula será recebida até 7 de fevereiro. O ano letivo começará no dia 11 seguinte. 

Cronograma do Vestibular do IME

  • Inscrições: 10 de julho a 15 de agosto
  • Isenção: 10 de julho a 20 de julho
  • 1ª fase - provas objetivas: 12 de outubro
  • 2ª fase - provas discursivas: 29 de outubro a 1º de novembro
  • Resultado preliminar: 11 de dezembro
  • Resultado final: 21 de dezembro
  • Inspeção de Saúde: 7 a 11 de janeiro de 2019
  • Exame de Aptidão Física: 14 a 18 de janeiro
  • Matrículas: até 7 de fevereiro

Mais informações no Edital e anexos

Fonte:https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ime-rj-abre-inscricoes-vestibular-2018-2019/343095.html