Notícias

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Alcançar a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é algo impossível de acontecer, mas cada vez menos estudantes conseguem a tão desejada nota 1000. Para se ter noção, dos mais de 4,7 milhões de participantes do Enem 2017, apenas 53 tiraram mil na redação. 

A quantidade de redações nota mil no Enem tem caído ao longo dos últimos anos. No Enem 2013, do total de candidatos, 481 tiraram a nota máxima; em 2014, foram 250. Em 2015, apenas 104 tiveram desempenho máximo no texto. Em 2016 o número caiu para 77.

Existem algumas dicas que podem contribuir para que você se saia bem na prova e assim receba uma pontuação que ajude na composição final da nota. Acompanhe nossas dicas para uma redação nota 1000 no Enem:

1- Saiba como é a redação do Enem

Antes de qualquer coisa é preciso saber e entender como é a redação do Enem, suas características e o que é exigido. Então vamos lá, a redação do Enem é formada por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

2 – Entenda o estilo de texto exigido

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertação argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações. 

O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. 

É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

O objetivo é convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para isso, mobiliza informações, fatos e opiniões de um raciocínio coerente e consistente.

3- Entenda as competências avaliadas na redação

A prova de redação do Enem possui 5 competências de avaliação. São elas: 

- Domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Saiba mais sobre as 5 competências de avaliação da redação do Enem!

Então, não hora em que for escrever relatando suas opiniões e posicionamentos sobre um determinado assunto, é preciso seguir à risca o que estabelece estas competências. 

4- Saiba o que zera a redação do Enem

Existem alguns motivos que fazem a redação do Enem ser zerada. Por isso, além de dominar as competências avaliadas, é preciso tomar cuidado para não cometer um deslize e anular sua redação. Veja o que pode anular totalmente o texto:

- Fuga ao tema;
- Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
- Redação em branco;
- Texto com menos de sete linhas;
- Textos que contenham impropérios, desenhos etc;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Até o Enem 2016, desrespeito aos direitos humanos também zerava a redação. A partir de 2017, por meio de uma decisão polêmica, esse item foi retirado. No entanto, quem desrespeitar os direitos humanos, na visão dos corretores, ainda perde pontos no Enem.

Caso o estudante tenha sua redação do Enem zerada ou anulada, fica impedido de participar de programas como o SiSUProUni FIES. Portanto, não vacile!

5 - Leia as redações nota 1000

Nada melhor do que treinar com aqueles textos que alcançaram o que parece ser inatingível, não é mesmo? É importante conhecer o que os corretores do Enem consideram como uma redação perfeita. A linguagem utilizada, a estrutura do texto, como apresentar e defender uma proposta de intervenção... tudo isso é essencial para conseguir nota 100 na redação.

Veja redações nota 1000 do Enem 2017!

6 – Conheça os temas anteriores

Pesquise os temas anteriores das redações do Enem e faça seus próprios textos. Esse exercício ajuda na familiarização com a dissertação-argumentativa. Além disso, os temas anteriores mostram uma tendência do Inep em escolher como tema problemas sociais e ambientais do Brasil que precisam ser resolvidos atualmente.

7- Pratique toda semana

Quanto mais escrever textos treinando a redação do Enem, maiores são as chances de alcançar a nota 1000. O ideal é que você faça duas redações por semana, sempre treinando a escrita, já que ela é fundamental para quem quer atingir a nota 1000 na redação do Enem. 

Por mais que você conheça as especifidades de uma dissertação-argumentativa, ainda assim é importante que você exercite o que aprendeu e, se possível, peça que alguém com conhecimentos na área faça uma correção cuidadosa de seus textos.

No Banco de Redações é possível enviar um texto por mês e conferir a correção de graça.

8- Mantenha-se atualizado

Para qualquer estudante que vai prestar vestibular e Enem é importante manter-se atualizado. É necessário a leitura de livros e jornais, acompanhar os noticiários, já que o retrospecto das provas não deixa dúvidas: os temas sempre estão relacionados com assuntos de interesse da sociedade.

Para desenvolver um bom texto, é importante que você acompanhe as notícias do mundo e do país. Apesar de não cobrar temas pontuais, o Enem exige que o participante tenha uma visão global e crítica sobre temas relevantes da atualidade.

9 – Leia bastante

Ler aumenta o conhecimento, amplia o vocabulário e ajuda na construção de um texto. Quem quer sair bem na redação do Enem precisa de um grande repertório que só a leitura é capaz de promover. Leia as obras literárias indicadas nos vestibulares, jornais, revistas e até bulas de remédio.

E claro que nenhuma destas orientações não terão valor se não houver a sua dedicação. Quem quer ter um bom desempenho precisa antes de mais nada ter foco e determinação. Quem se dedica e traça um cronograma de estudos tem maiores chances de conseguir uma vaga na universidade que deseja. 

Boa sorte!

Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/redacao-nota-1000-no-enem.htm